Ceia Saudável: chef prepara prato leve para noite de Natal


Cuzcuz com frutas, peixe, legumes acompanhados de vinho branco são sugestões do chef Duarte para o Natal.


Thais Perez@jornalovale


Em tempos em que, mais do que nunca, temos que manter nossa saúde em primeiro lugar, fazer refeições equilibradas é essencial. Na época de Natal, essa tarefa fica difícil em meio a tantas opções deliciosas -- e gordurosas -- que são tradição nas ceias.


Ainda assim, é possível fugir do porco à puruca e da rabanada sem deixar de comer uma refeição deliciosa. O chef José Carlos Duarte, do restaurante DI VIGNO Gastronomia, de São José dos Campos, preparou um prato exclusivo para O VALE, inspirado na ceia de Natal.


Para acompanhar, o sommelier de vinhos e proprietário da Decanter SJC, Paolo Faroni, fez uma seleção especial de vinhos para harmonizar com o prato.


Como entrada, o chef Duarte preparou um cuzcuz marroquino. Essa iguaria árabe foi trazida ao Brasil e se encaixa perfeitamente com o clima quente do país. Adicionando frutas como o figo e o morango, o cuzcuz traz um frescor e suavidade à boca, balanceado com castanhas e amêndoas. As especiarias escolhidas para enriquecer o prato foram canela, cravo da índia e noz moscada. Já o prato principal colocou o salmão como destaque. Apesar de ser um peixe um pouco mais gorduroso, o salmão ainda é uma opção mais saudável do que a carne vermelha.


"Além disso, ele possui muito Ômega 3, para quem faz dieta, vale muito a pena. Como ele só é passado na chapa, usando o próprio óleo para fazer o cozimento, fica mais leve", afirma o chef. O peixe foi coberto com um molho de maracujá fresco com uma mistura de mel e mostarda. Apesar da fruta, o prato não fica doce e sim ácido. Para acompanhar, simples legumes al dente na manteiga deixam o peixe ainda mais delicioso. "São todos ingredientes que são encontrados em uma dispensa ou são facilmente achados no mercado", finaliza.


No quesito bebida, a harmozinação é feita com um vinho argentino La Linda Torrontés de Luigi Bosca, que apresenta um corpo leve e fresco. "A harmonização significa criar um terceiro sabor na boca", afirma Paolo Faroni. O sommelier explica que a escolha do vinho não parte somente da harmozinação com o prato, mas sim do gosto pessoal de cada um e o tempero usado na preparação da comida.


Decanter SJC e Di Vigno Gastronomia WhatsApp 12 9 9612 3766 Telefone 12 3923 8593 Conheça nossa loja Virtual www.winemove.com.br #ceiadenatal #ceiadefimdeano #salmãodochef #molhodemaracujá #vinhocerto Fonte: Jornal O Vale

https://www.ovale.com.br/_conteudo/projetos_especiais/_design/2020/12/118500-ceia-saudavel--chef-prepara-prato-leve-para-noite-de-natal.html

16 visualizações0 comentário