Sobre o Tiramissu!



O tiramissu é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne, palitos a la reine (item este que pode ser substituído por pão de ló), embebidas em café (confeiteiros/as profissionais geralmente dão preferência ao uso do café solúvel, tipo Nescafé, por ele permitir maior precisão no controle da receita, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala, e polvilhadas com cacau em pó e café. Mas a receita original comporta muitas variações.


O nome do doce provém da expressão em italiano “Tirami Sù”, que significa algo como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. Se você vai ajudar a levantar uma pessoa que por um acaso cai no chão e pede ajuda, justamente esse ato de levantar significa Tiramisù.


Muitas regiões da Itália se consideram criadoras do doce, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana. Mas, a príncipio ele vem da região do Vêneto, especificamente de Treviso.


As venezianas tinham o hábito de preparar o doce para os seus amantes ao cair da noite. Graças à combinação entre café e chocolate, considerados estimulantes, o tiramisù ganhou fama de afrodisíaco e começou a ser consumido na Itália antes de encontros amorosos.


Independente da origem, que tal você passar aqui e se deliciar com essa sobremesa Di Vigna?


#DiVigno#Decanter#Juntospelovinho#Tiramissu#VilaToscana#Vinhos#Wine#ChefBertolasse#Almoço#Jantar#EventoCorporativo#Wedding#vinhotinto#vinhoroè#vinhoverde#vinhobranco

3 visualizações0 comentário